Uma das maiores plataformas para pesquisa no Brasil se aproxima das duas décadas de atuação, com mais de 3 milhões de documentos.
A BNDigital disponibiliza digitalizações de obras do acervo da FBN – incluindo jornais, revistas e outras publicações seriadas (Hemeroteca Digital).
Além disso, contém dossiês digitais produzidos pela instituição, exposições virtuais, artigos, e ainda abriga diversos projetos e programas: Brasiliana Fotográfica, Brasiliana Iconográfica, Brasiliana de Literatura Infantil e Juvenil, Rede da Memória Virtual Brasileira, Biblioteca Digital Luso-Brasileira e Projeto Resgate.
"Temos em mente que este dispositivo indispensável à nossa contemporaneidade informacional comporta mais cuidados do que aqueles normalmente privilegiados pelas políticas tecnocientíficas da memória. A digitalização do impresso implica, de fato, para além da sua dimensão puramente técnica", destaca o site oficial.
Atualmente, a BNDigital conta com nada menos que 3.008.021 documentos.
O número de acessos também é gigantesco: desde o lançamento, já foram mais de 550 milhões. O recorde aconteceu em 2020, durante a pandemia: 101.602.664. No ano passado, foram registradas 89.125.399 consultas.
Para levar este vasto acervo digital ao público, existe um trabalho incessante de preservação, captura, tratamento técnico, armazenamento e publicação, contando com uma equipe multidisciplinar que inclui bibliotecários, historiadores, arquivistas e digitalizadores.
Para consulta não é necessário cadastro nem senha. Acesse: https://bndigital.bn.gov.br
Fonte: BN Digital
No comments:
Post a Comment